terça-feira, 21 de abril de 2009

Sobre mudanças

Certas coisas nunca mudam, é algo que se ouve muito, e é algo que eu discordo completamente.

Eu já acreditei em eternidade, sentimentos imortais e coisas imutáveis, mas hoje em dia, sou totalmente adepto da mudança. É claro que isso não quer dizer que eu a deseje na maioria das vezes, pelo contrário. Sou humano, acho que muitas coisas deveriam ser daquele jeito pra sempre, coisas como momentos, sentimentos, épocas e etc. Acho que muitas coisas já estão completas por si só e não precisam de mais nada, mas não é assim que funciona, e não é assim que o universo pensa. A mudança é uma das forças do universo que eu mais respeito, se não for a mais respeitada por mim. Vejo todas as coisas existentes, concretas ou abstratas, sujeitas à mudanças constantes, como se fosse uma necessidade, algo que vai além de nossa compreensão, e só existe uma coisa que eu sinto à respeito das mudanças que é maior que o respeito por elas.

Temor.

É claro que ficamos satisfeitos quando o jogo vira, quando algo em nossa vida muda satisfatoriamente, mas quem nunca sofreu por mudanças? Quem nunca quis que um amor durasse pra sempre, ou que uma época agradável com os amigos persistisse bem mais? Ou que aquela pessoa querida nunca tivesse tomado um rumo tão diferente em sua vida...

É por isso que tenho temor às mudanças. Não medo, mas temor. Apesar de já ter aceitado que tudo muda, nada é eterno e impermeável, ainda é algo que exerce uma grande influência sobre mim. Mas a vida é um constante processo de aprendizagem e treinamento, e eu já aprendi muitas coisas em relação à mudanças, e eu posso lhe dar uma dica: se quer viver de uma forma mais saudável consigo mesmo, aceite que tudo, tudo em nossa vida está sujeito à mudança.

Inclusive você.

Mesmo que não possamos domar o universo e suas forças, ainda temos o poder de mudar muitas coisas, inclusive nós mesmos. Portanto, se não está feliz consigo mesmo, questione-se, mude de postura, molde-se. Mudar não é pecado. Tudo muda.

Um comentário:

  1. Nada permanece o mesmo, concordo plenamente. Mas, eu como todo bom amante do amor, devo insistir que deve tomar cuidado: Mudar não significa não durar - o que ficou um pouquinho realçado no seu texto - . É fatal do ser humano, fugir, "mudar". Portanto neste contexto a mudança é um grande valor convertido à sombra.

    Mudança é saudável, mas como todo conceito grandioso, é um radical. Existem as mudanças bnéficas, e as mudanças covardes. Até quando se quer mudar é necessário refletir. A estabilidade nem tão sempre é ruim, ela só é bem difícil de lidar.

    Encontrar algo que lhe satisfaça e seja estável, longo, é algo que poucos estão dispostos a encontrar. ( Sim, até a estabilidade agradável muda, pois a morte sempre torna tudo finito. )

    A mudança é boa o suficiente, até atingir o foco. Isso significa que o foco, ou o objetivo não era tão consistente. E se você não for determinado o suficiente, para compreender o seu verdadeiro sentimento de concretizar algo na vida. Vai mudar e mudar, vagamente. E não vai estar satisfeito. - Ou vai?

    Acredito, que mudamos a cada dia, a cada conversa que ouvimos, a cada discussão na esquina, o que chamo de mudança natural.

    Acredito, que quando passamos por algo difícil, que nos exige certa qualidade, é necessário mudar, sitação apelidada de mudança íntima, que é bem mais sólida e mais difícil de ser transformada novamente. - Sigamos o exemplo, a vida me fez uma pessoa séria, sem um outro grande motivo, nada me fará mudar isso.

    As vezes essas mudanças íntimas e 'fixas' criam tanta raiz, que desaparecem no meio dos indivíduos. Você já se questionou porque não se permite sentir ciúme? Ou porque você é tão egocêntrico? Ou até porque não se permite ser feliz? - Os conceitos íntimos, são verdadeiras muralhas, e acredito que é aí que a mudança age com sua força pura, plena, límpida.

    Derrubar os muros de defesas viciadas, ou até andar nu sem nenhuma arma pela vida. A mudança é importante para um ser humano ser humano.

    MAS,

    A mudança exige sinceridade e profundidade. Não é algo sintético que determina uma mudança. Você quer fazer jornalismo hoje, artes sênicas amanhã, medicina mês que vem, e viu no jornal que programação tá dando grana, opa, vamos mudar!

    Calma. Saiba lidar com uma chave importantíssima que o universo nos concedeu.
    O universo lhe dá todo o respeito, se você não sabe aproveitar, o problema é todo seu.

    Mudar pode também significar medo. O que eu acho uma grande, grande covardia e o modo mais eficiente de nós nos escondermos de nós mesmos. Quando queremos parar de enxergar algo, não queremos chegar até o fim, não queremos sacar a nossa espada da bainha, mudamos. Uh! Que alívio! ... Cuidado, a vida vai te mostrar depois... deveria ter sido corajoso pra não mudar. Vai te mostrar que um guerreiro saca sua espada e é vulnerável quando preciso, por isso quando precisar encarar algo de frente não mude.


    Portanto concluímos que:
    A mudança é um grande valor. Quando a mudança atinge o foco, o objetivo, quer dizer que ele não era grande o suficiente. Quando o medo deixa que a mudança atinja o objetivo, quer dizer que você é um covarde. Quando a coragem atinge uma mudança fixa não questionada, você deu um passo para a sinceridade.

    E esse texto pode ser só uma tentativa idiota de te fazer mudar.

    ResponderExcluir